Av. Pereira da Silva, 375, Sta. Rosália - Sorocaba/SP
CEP 18095-340
Atendemos os Estados de SP, MG, RJ, PR, RS, MS

stebio@ymail.com

+55 15 3342-7636 

+55 15 99779-2992

  • Facebook Basic Black
Buscar
  • Jean Reis

Fossa séptica tem cheiro / odor ruim?


Fossa séptica tem um "poder" maior de geração de gases devido ao processo biológico que ocorre na depuração do esgoto, porém qualquer rede de esgoto, mesmo ligada numa rede coletora pública, também gera gases.

Então como podemos evitar odores na rede de esgoto?

1 - toda rede de esgoto internamente ao imóvel deve conter o ramal de ventilação:

Fonte: https://www.ebah.com.br

O ramal vai auxiliar à liberação dos gases formados na própria rede de esgoto interna ao imóvel, devendo existir em todos os ambientes onde tenha geração de efluente.

Um cuidado especial deve ter em relação à ligação de drenos do ar condicionado, quando for inevitável ligar no esgoto (o ideal é direcionar para águas pluviais), a mesma deve ser lançada no ralo sifonado e não após ele, o que poderá resultar num retorno de gases pela infra-estrutura da unidade evaporadora.

2 - Uso correto de sifões e ralos sifonados:

Por muitas vezes já identificamos retorno de gases deviso à sifões de pia/lavatório sendo utilizados incorretamente, isso é, apenas conectando a válvula ao ponto de esgoto, sem sifonar água, permitindo o retorno de gases por falta do tampão hidráulico.

Fonte: http://www.sucessolondrina.com.br/sites/default/files/imagecache/image-max/materia-imagem/sifao_tradicional_mc.jpg

O mesmo cuidado se deve ter com os ralos sifonados, em ambientes com pouco uso, haverá evaporação da água e consequentemente perda da função sifão.

3 - Sifonamento na Fossa Séptica:

Tanto na entrada da Fossa Séptica como na sua saída, devem haver sifonamento.

O sifonamento ira evitar o envio de mais gases para a rede coletora e evitará o carregamento da borra (material flotante) que se forma na Fossa Séptica, seguir para Filtro Anaeróbio e consequentemente obstruir o leito filtrante.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, temos equipe especializada em auxiliar em correções de tratamento de esgoto ineficientes.

STEBio | 15 3342-7636 | stebio@ymail.com | www.stebio.com.br


911 visualizações